quinta-feira, 25 de março de 2010

Exposição: Bete Mulher de Peso

Maria Elizabete Jorge, a Bete, ex-levantadora de pesos de Viçosa, é um exemplo de força e perseverança para todos. Mulher simples, dedicou-se a um esporte pouco popular no país do futebol. Superou preconceitos que restringiam aquela prática esportiva ao ambiente masculino. Mais que isso, mostrou garra em superar as derrotas que a vida lhe impôs e acreditar que sonhos são possíveis.
Bete em sua casa exibindo alguns de seus troféus
Bete chegou tarde, e de maneira inusitada ao esporte. Começou com 34 anos, depois de abandonar o handebol e descobrir sua vocação na labuta de carregar pesadas trouxas de roupas de estudantes, quando era lavadeira.
Como atleta, destacou-se internacionalmente, vencendo torneios de másteres pelo mundo. Em 2000, realizou o sonho de todo grande esportista profissional, ao participar das Olimpíadas de Sydney – Austrália. Um feito grandioso para alguém que um dia sonhou, acreditou que esse sonho poderia se realizar, e ela lutou por sua concretização.


Algumas das premiações de Bete incluindo 4 mundiais
A Mostra Bete: Mulher de Peso é inspirada em um trabalho de conclusão de curso realizado por Vera Daian, Kamila Simões e Felipe França, sob a orientação do Professor Cristiano Rodrigues (UFJF), no Programa de Pós-Graduação em Televisão, Cinema e Mídias Digitais da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora.
A abertura da Mostra será às 19h do dia 15/04. A visitação estende-se de 16/04 a 21/05, de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e de 14h às 17h30, com entrada franca.
Realização:
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PEC/Divisão de Assuntos Culturais – Pinacoteca – UFV.
Texto: Helisson Miranda

Um comentário: